A jaqueira (Artocarpus heterophyllus) é uma árvore tropical de grande porte, pertencente à família das Moraceae, nativa da Índia.
Esta espécie produz o maior de todos os frutos comestíveis que crescem diretamente sobre o tronco de árvore, a jaca, que é cultivada principalmente na Ásia e no Brasil.
Chegando a pesar mais de 30 quilos e atingindo até 40 centímetros de comprimento, as jacas são frutos de grandes dimensões apreciados por serem suculentos, aromáticos e saborosos.
Caracterizam-se por possuírem formato ovalado, casca com pequenas saliências pontiagudas e verde quando imaturos.
Atingem a cor verde-amarelado ao amarelo-marrom quando estão maduros e prontos para o consumo.
No interior da fruta encontra-se a polpa fibrosa de cor amarelada, que contém várias sementes dispersas (bagos), que possuem de 2 a 3 cm de comprimento.
A jaqueira é uma árvore tropical, que deve ser cultivada em condições adequadas.
É adaptada em regiões quentes e úmidas, de clima tropical úmido, como também se desenvolve em regiões de clima subtropical e semi-árido desde que haja a utilização da irrigação artificial.
Necessita de um solo rico, com húmus fresco e que seja bem drenado. Se propagada a partir de sementes, que podem ser mantidas até um mês antes do plantio. A germinação requer de 3 a 8 semanas.
As mudas devem ser movidas quando não mais de 4 folhas apareceram.