A Árvore-Mastro (Polyalthia longifolia var. pendula) é uma das árvores de visual mais marcante da natureza, quem vê uma alameda ou grupo plantado com essa espécie não a esquece mais.
Ela é originária da Índia e pertence à família das anonáceas, suas flores são pequenas e sem atrativos decorativos, o que chama realmente a atenção nessa árvore é o crescimento colunar com os galhos voltados para baixo o que torna a espécie exclusiva no visual.
No Brasil ainda não é muito conhecida, mas na Índia, Tailândia e outros países asiáticos é muito estimada e cultivada, plantada nas mais diversas situações como, por exemplo, em templos religiosos.
Aqui em nosso país consta que as primeiras plantas foram introduzidas no estado do Paraná, presenteadas por indianos a pecuaristas brasileiros que adquiriam matrizes de gado naquele país.
Atualmente já existe uma grande procura dessa árvore para fins paisagísticos, vem sendo usada em extensas alamedas, plantios em grupos e entradas de propriedades. O resultado sem dúvida nenhuma é impressionante, digno de ser contemplado.
Luz: Pleno sol.
Solos: Bem drenados, profundos e ricos em matéria orgânica. Solos encharcados impedem o bom desenvolvimento das raízes.
Origem: Índia
Obs. Para um bom desenvolvimento do sistema radicular aconselhamos que sejam plantadas mudas novas que não tenham muito tempo de embalagem o que contribui para o enovelamento das raízes. Mudas mantidas durante muito tempo nas embalagens para serem vendidas maiores tendem a perder os ramos mais baixos.